Componentes Curriculares/Ementário


Nº  ORD.
DISCIPLINAS
CARGA HORÁRIA
CREDITAÇÃO
TEÓRICA
PRÁTICA
TRABALHO
01
Fundamentos da Pesquisa em Educação I
15
1
-
-
02
Fundamentos da Pesquisa em Educação II
15
1
-
-
03
Fundamentos da Pesquisa em Educação III
45
3
-
-
04
Educação, Trabalho e Desenvolvimento.
30
2
-
-
05
Políticas e Gestão da Educação Básica
45
3
-
-
06
Educação e Movimentos Sociais
30
2
-
-
07
Fundamentos e História da Educação do Campo
30
2
-
-
08
Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo
30
2
-
-
09
Práticas Curriculares
30
2
-
-
10
Educação, Cultura e Diversidade na Escola do Campo
30
2
-
-
11
Intervenção teórico-prática I
30
-
1
-
12
Intervenção teórico-prática II
90
-
-
2
13
Intervenção teórico-prática III
90
-
-
2







TOTAL
510







EMENTÁRIO

1. EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO ( 30 horas)

Educação, trabalho e função social da Escola Pública. O trabalho como princípio Educativo; As transformações tecnológicas no mundo do trabalho e suas implicações na Educação; A Escola do Campo e a identidade com as formas de trabalho no contexto rural; A Educação do Campo e seu papel no desenvolvimento territorial.


2. EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS (30 horas)
Os movimentos sociais na história do Brasil. A pedagogia dos Movimentos Sociais do Campo no processo de emancipação humana. Movimentos Sociais e Estado Brasileiro: lutas históricas. Análise de Conjuntura - papel dos movimentos sociais na educação no Brasil nas três últimas décadas.

3. FUNDAMENTOS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO (30 horas)

Concepções e conceitos de Educação do Campo. Características sociais, políticas e econômicas do campo brasileiro e no Semiárido. Heterogeneidade e características sociais, políticas, econômicas e culturais para as populações do campo. A realidade atual do campo brasileiro e suas contradições;

4. POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (45 horas)

Bases legais da gestão educacional, contexto, contradições e implicações; Panorama da Educação do Campo no Brasil e na Bahia;Gestão democrática consolidando a função da escola pública, princípios e finalidades; Políticas Públicas de Educação para o campo; O Projeto Político-pedagógico da Instituição Escolar como elemento fundante para a democratização da Educação. A Educação do Campo na Legislação Brasileira: análise histórica da Educação do Campo na Legislação do Brasil; A Educação do Campo na Bahia. Financiamento da Educação do Campo; Política de Alimentação Escolar e Transporte para as Escolas do Campo;

5.ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO (30 horas)
Os meios de produção e suas influências na organização do Trabalho Pedagógico da escola; O Coletivo e o individual no trabalho Escolar; Dimensão Crítica e Conservadora da organização do trabalho escolar; Articulação teoria-prática no cotidiano escolar; Organização dos tempos e espaços de aprendizagem; A centralidade da avaliação na organização do trabalho pedagógico.

6. PRÁTICAS CURRICULARES (30 horas)
Currículo e interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; Currículo, avaliação e emancipação social; Práticas pedagógicas nas distintas etapas e modalidades; Currículo e formação continuada de professores; O currículo na perspectiva crítica. Currículo como construção sociocultural;. Aspectos técnicos e pedagógicos da construção curricular; Relação currículo, trabalho e conhecimento.

7.FUNDAMENTOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO (80 horas)

A pesquisa e a produção de conhecimento; Conceitos de pesquisa educacional; Contribuições e limites das teorias de educação na pesquisa educacional. Concepções, abordagens e técnicas da pesquisa quantitativa e qualitativa; O papel da pesquisa na formação e na prática docente. Base conceitual para o estudo da estrutura metodológica do projeto de Pesquisa. Etapas da construção do projeto de pesquisa.

8. EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE NA ESCOLA DO CAMPO (30 horas)

Conceitos de cultura, identidade, etnia e Multiculturalidade; A Escola como instituição social; Relações existentes entre aspectos sociais, psicopedagógicos e a prática educativa; Mídia e Educação; Valores sociais, cultura escolar e a diversidade na construção de uma escola inclusiva e emancipadora no campo.

9. INTERVENÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA I (30 hora)
Identificação de problemas e ou situações-problemas na comunidade visando compreender o contexto social local, a partir de uma perspectiva crítica. Descreve e identifica um objeto de estudo para posterior trabalho de intervenção.

10. INTERVENÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA II (90 horas)

Elaboração de proposta de intervenção para resolução do problema ou da situação-problema descrita no primeiro tempo comunidade. Definição de metas a serem alcançadas e planejamento do processo de intervenção.

11. INTERVENÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA III (90 horas)

Execução da proposta de intervenção e orientações para elaboração de relatório demonstrativo dos resultados alcançados na intervenção.





2 comentários:

Anônimo disse...

muito massa!

Roselita disse...

Parabéns, ao colegiado de Pedagogia, pelo esforçõs. Merecido para o Campus VII